exclusivo sócios
  • História

    Três décadas e meia em prol da mão...

    Em 23 de Setembro de 1967, com a constituição de uma Comissão Organizadora da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão, dava-se o primeiro passo para a formação de uma entidade científica destinada a facilitar a divulgação entre os seus membros do conhecimento relativo ao diagnóstico e tratamento de doenças e lesões traumáticas da mão.

    Como sócios fundadores, contavam-se os seguintes médicos:

    Prof. Dr A. Baptista Fernandes, cirurgião plástico, de Lisboa
    Prof. Dr António Gentil Martins, cirurgião pediatra, de Lisboa
    Dr A. Guimarães e Sousa, cirurgião plástico, do Porto
    Dr Carlos Elias da Costa, cirurgião plástico, de Lisboa
    Dr Elias Damião Pires, cirurgião plástico, de Lisboa
    Prof. Dr Fernando Paredes, cirurgião plástico, de Lisboa
    Dr Fernando Prata de Lima, cirurgião plástico, do Porto
    Dr João Manuel Monteiro Sacadura, cirurgião plástico, de Lisboa
    Prof. Dr Joaquim Paiva Chaves, ortopedista, de Lisboa
    Prof. Dr José de Oliveira, ortopedista, do Porto
    Dr Manuel Serra e Costa, ortopedista, de Lisboa

    A Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão viria a constituir-se como Secção da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, tendo a sua criação e aceitação na referida qualidade sido oficializada na sessão de 12 de Março de 1968. A quota anual foi fixada em 120$00.

    Em 29 de Abril de 1968, cerca de um mês após a fundação da Sociedade, foi eleito o primeiro Conselho de Direcção, tendo como Presidente o Dr Manuel Serra e Costa, como Secretário o Prof. Dr José de Oliveira e como Secretário Adjunto o Prof. Dr Fernando Paredes. Na sessão inaugural, realizada em 28 de Fevereiro de 1969, o Prof. Dr Fernando Paredes apresentou o que viria a ser a primeira comunicação da Sociedade, subordinada aos temas «Impressões sobre a Reunião da Sociedade Americana de Cirurgia da Mão» e «Estado Actual dos Trabalhos da Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia da Mão».

    A Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão torna-se por essa altura afiliada da International Federation of Societies for Surgery of the Hand, uma organização que engloba ainda mais 41 outras sociedades congéneres de todo o mundo.

    Na vigência desta direcção, realizam-se as duas Jornadas de Cirurgia da Mão do Hospital de Sant' Ana, eventos que ficam registados como sendo as primeiras realizações internacionais sobre a Cirurgia da Mão em Portugal. As conferências foram conduzidas por especialistas de renome como Guy Pulvertaft, Graham Stack, Eric Möberg e outros.

    O primeiro Conselho de Direcção acabaria por ser reeleito em 30 de Julho de 1971 para um novo mandato. Nesse mesmo ano, o Presidente da Sociedade e Director do Hospital de Sant' Ana – o Dr Manuel Serra e Costa – toma a iniciativa pioneira de criar uma consulta institucionalizada de Cirurgia da Mão, na sequência do atendimento que ele próprio já vinha fazendo deste tipo de patologia. A consulta é entregue ao Dr Amadeu Buceta Martins, que para esse efeito procura formação em Inglaterra, onde viria a trabalhar nomeadamente com Pulvertaft, na cidade de Derby, com Athol Parks, em Glasgow, e com Lamb, em Edimburgo, na Escócia.

Ser sócio

Se é profissional da área, conheça aqui as condições de adesão, vantagens e valores das cotas para se tornar sócio da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão. Ler mais

Procurar médico

Pesquise aqui o seu Médico, por nome ou região. Ler mais

Congressos

A SPOCMA disponibiliza neste site os Eventos e Congressos relacionados com a temática da Mão. Consulte as próximas datas. Ler mais